Não permitais que a magnitude e a infinitude de Deus obscureçam ou eclipsem a vossa visão da personalidade Dele.
“Ele, que planejou o ouvido, não escutará? Ele, que formou o olho, não verá?”
O Pai Universal é o auge da personalidade divina; Ele é a origem e o destino da personalidade, em toda a criação.
Deus é tanto infinito, quanto pessoal; Ele é uma personalidade infinita. O Pai verdadeiramente uma personalidade; se bem que a infinitude da Sua pessoa coloque-o sempre para além da
compreensão plena dos seres materiais e finitos.
Deus é muito mais do que uma personalidade, do modo como a personalidade é entendida pelamente humana; Ele é mais ainda do que qualquer conceito possível de uma superpersonalidade.
Contudo, é totalmente inútil discutir um conceito tão incompreensível como o da personalidade divina com as mentesdas criaturas materiais, para quem o máximo, em matéria de entendimento da realidade do ser, consiste na idéia e no ideal de personalidade.
O mais elevado conceito que a criatura material possui do Criador Universal está englobado nos ideais espirituais de uma idéia elevada, que ela pode ter da personalidade divina. Portanto, se bem que possais saber que a personalidade
de Deus deve ser mais do que pode alcançar uma concepção humana de personalidade, igualmente, bem sabeis que o Pai Universal não pode,certamente, ser nada menos do que
uma personalidade eterna, infinita,
verdadeira, boa e bela.
Deus não se está escondendo de nenhuma
das suas criaturas. Ele é inabordável,
para tantas ordens de seres, apenas
porque ele “reside em uma luz da qual
nenhuma criatura material pode
aproximar-se”. A imensidão e a
grandeza da personalidade divina estão muito além do entendimento da mente
imperfeita dos mortais evolucionários
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