A História é a Mestra da Vida Humana, é o registo dos acontecimentos, o relato do Amor e do Ódio, a pincelada do Martírio, a renúncia do Soldado que alienou os seus bens, e osculou os pés do semelhante.
É tudo isso.
E quando os Nomes estão ao contrário?
O Mimetismo leva o escritor à cópia fraudulenta e o Povo assimila um erro, como Verdade Pura.
Durante anos, mesmo Séculos, a Tradição virou à esquerda, e nos anos seguintes vira à direita. Foi a História que mandou.
Lá está: Fulano e Sicrano não foram heróis, não foram mártires. Eram impostores dignos de clausura.
As Gentes passam e os Prelos gemem.
Modificou-se a Tradição. A Humanidade segue o seu rumo, forma novos conceitos à luz da História, que foi deturpada. E como é a Mestra da Vida, o sentimento altera-se e a Mentalidade modifica-se. Em presença de erros lamentáveis, mas irretorquíveis.
A revisão do Passado dá origem a resoluções fundamentais que mudam o Panorama Social, porque a maioria sente de outra forma, em obediência a "novas verdades" que se descobriram.
O Mundo Antigo desapareceu no Vendaval da História. Os homens de antano vivem erradamente, apoiados em falsas teorias. É preciso cultivar a Verdade.
Isto dá-se na Ciência, nas Artes, no Comércio, na Política, em todas as manifestações de atividade. Por isso a Vida Terrena é tão difícil de compreender, e muitos afirmam a inexistência do Espírito. Em todo o caso, a Escada de Jacob oferece os seus degraus ao esforço individual e o Ser arrasta-se guiado por força oculta. Não lhe vale o juízo que retificou. A instabilidade do Ambiente, a variabilidade dos meios de defesa, os elementos postos ao seu alcance para que os escolha livremente, são motivos que lhe condicionam a Marcha Evolutiva.
Se visse menos Guerreiros e mais Educadores, se atendesse à Voz da Consciência, voltando costas ao efémero, se baseasse o estudo no que de Grandioso existe e cujo reflexo indica os novos Surtos do Espírito, o Mundo seria transformado e a História dignificada.
Ditado pelo Espírito de Maria Gonçalves Duarte Santos ( Lia )
Comentários
Enviar um comentário